IPN Incubadora Rua Pedro Nunes, 3030-199 Coimbra

A importância da transcrição de um podcast aquando da sua edição

Sempre preparados para demonstrar ao mundo a importância da transcrição, nos posts anteriores temos abordado aquilo que é o sentimento dominante na wescribe:

somos apaixonados pela transcrição.

Por isso quisemos ouvir uma das nossas transcritoras – a Salomé – que transcreveu um projeto verdadeiramente especial: o podcast “A Fórmula” em que foi entrevistada a Filipa Gomes.

Acontece que, no mundo da transcrição, a revisão assume um papel de extrema importância.

Logo, quisemos ouvir o revisor envolvido neste projeto que remeteu para uma das frases da Filipa Gomes:

“Portanto, eu não acredito em sucessos fáceis, pelo menos duradouros. É, é, é muito difícil, é um percurso muito difícil, tens que ser muito obstinado, tens que querer com muita vontade, tens que… para mim eu acho que tens de ser, também, um bocadinho control freak porque não podes deixar que o processo fique nas mãos das pessoas só porque achas que vai tudo correr bem. Não vai. A maioria dos projetos corre mal. Todos os projetos correm mal. No fundo há sempre qualquer coisa que corre mal, não é? Portanto, tu tens é que, a… fazer um esforço para ir amparando e teres orgulho no, no resultado final.”

A importância da transcrição é imensa. Na imagem um homem de headphones e tablet trabalha.Este revisor faz parte do projeto wescribe desde o início e portanto, acompanhou connosco as dificuldades, a obstinação, o querer muito de toda a equipa em que a wescribe resultasse.

É que não somos só uma plataforma que se propõe a agregar profissionais que transcrevem palavras. Somos bem mais do que isso:

Nós privilegiamos as palavras.

Somos apaixonados por elas, pela suma importância da comunicação e pela paixão em colocar no papel aquilo que alguém disse, com a entoação de quem o disse.

Por isso, esta frase da Filipa descreve um pouco o nosso percurso.

Leia Também  Serviços de Transcrição Jurídica - Tudo o que deve saber antes de contratar

Claro está que quisemos saber também a opinião do Cliente acerca do  nosso trabalho, após o termos entregue.

E segundo o Carlos, um dos intervenientes d’a Fórmula:

“A ideia de “A Formula” é publicar semanalmente entrevistas de 30 minutos sobre as boas e más escolhas de pessoas bem-sucedidas. O processo para criar este áudio de 30m representa muitas vezes 10 horas de produção.

A transcrição do episódio é uma ferramenta fundamental para nos ajudar a trabalhar uma gravação que pode ter 90 minutos de conversa. Ler a transcrição da entrevista ajuda a escrever o episódio e a editar para que a experiencia de escuta seja a mais interessante para o ouvinte, refletindo o espírito da partilha do entrevistado.”

Ora, é isto que temos dito, desde o nosso início:

a importância da transcrição e o quanto ajuda quem precisa de analisar um determinado áudio.

E claro que não interessa uma qualquer transcrição, cheia de erros, lapsos e pouco rigorosa pelo que se há coisa de que nos orgulhamos é da qualidade do nosso trabalho motivada, sobretudo, pelos nossos fantásticos transcritores e revisores, verdadeiramente #apaixonadospelatranscrição.

E o Carlos comprovou-o:

“A verdade é que ficamos surpreendidos com a qualidade do trabalho que recebemos.

Os textos correspondem à conversa, e isso ajuda muito no nosso processo de edição. A confiança nos textos permite começar a identificar as mensagens mais relevantes e assim facilita todo o processo de escrita.

Nos episódios mais longos, ao usar a transcrição conseguimos poupar 2 horas de trabalho de edição.”

 

Lá está: a transcrição vale a pena.

E é algo, na maioria das vezes win-win. Ganha o cliente e o transcritor que apreende uma série de conteúdos a que, de outra forma, não teria acesso por desconhecimento, falta de vontade ou simplesmente, porque não é algo que à partida se interesse.

Tal qual o projeto do Carlos e do João:

“O objectivo de “A Fórmula” é a partilha de boas e más escolhas. É verdade que o programa foi pensado para empreendedores e gestores, mas pode ser útil para profissionais de qualquer industria porque a partilha versa sobretudo o processo de tomada de decisão.

Nós acreditamos que isso é relevante porque não só desmistifica a ideia que pessoas bem-sucedidas não erram, como valoriza o processo sobre o resultado. O que nos motiva a mim e ao João é compreender “a formula” dos nossos entrevistados e retirar ensinamentos para melhorar o desempenho dos nossos projetos profissionais. Decidimos fazê-lo através de um podcast porque sentimos que é uma realidade sentida pela maioria dos gestores.“

Leia Também  Transcrição integral de ficheiros de áudio e a não correcção de erros da expressão oral


Se precisar de serviços de transcrição de áudio saiba que:

  1. Cumprimos SEMPRE O PRAZO.
  2. Todos os trabalhos são revistos por um profissional diferente daquele que fez a transcrição.
  3. Asseguramos que mesmo após entrega do trabalho fazemos alterações, correções ou outro que entender por conveniente.
  4. A nossa transcrição é 100% humana.
  5. Fazemos um teste escrito, grátis até 3 minutos de transcrição, sem qualquer compromisso.
  6. Temos uma plataforma onde se pode registar e fazer upload dos ficheiros de áudio.
  7. Disponibilizamos a entrega dos ficheiros transcritos, ainda antes do prazo, à medida em que vão sendo transcritos.
CONTACTE-NOS POR E-MAIL OU, AINDA MAIS FÁCIL, REGISTE-SE NA NOSSA PLATAFORMA E PEÇA UM ORÇAMENTO SEM COMPROMISSO.

Até breve.

Deixe um comentário