IPN Incubadora Rua Pedro Nunes, 3030-199 Coimbra

5 dicas para escrever originais mensagens de Natal

Chega esta altura do ano e a exigência das palavras aumenta: é preciso escrever mensagens de Natal. É verdade:

  • Seja em contexto empresarial com o famoso “desejamos a todos os nossos clientes e amigos um feliz natal”;
  • Em contexto familiar: “feliz natal primo de quinto grau que só vejo nesta altura”;
  • Ou em contexto de amizade: “pá, come muito bacalhau e tem umas festas felizes”;
  • E ainda em contexto de conhecidos: “feliz natal senhor do supermercado”…

postais onde se escrevem mensagens de natal

É necessário pegar em algumas palavras e juntá-las fazendo mensagens de Natal minimamente bonitas. Ou seja, não basta apenas dar um presente: muitas das vezes é necessário o cartão, o postal, as linhas em branco a pedirem para ser preenchidas.

E vamos ser sinceros: se comprar um presente pode, em certos casos, ser um grande quebra-cabeças, adicionar umas palavras acaba por ser o motivo final do desabafo: “oh, nunca mais acaba esta época!”.

Na wescribe privilegiamos palavras, gostamos de palavras, valorizamos palavras.

Por isso ficamos contentes quando podemos ajudar outras pessoas a gostarem tanto de palavras como nós, em vez de olharem para elas como um pequenino martírio:

Então e o que é que eu escrevo no postal de natal?

A resposta é simples. Acima de tudo, é só seguir as nossas dicas para escrever/dizer/ditar/gritar mensagens de Natal originais, bonitas, diferentes e únicas.

Leia Também  4 dicas para evitar erros ortográficos

1. Perceba quem é a pessoa/destinatário da mensagem

Em primeiro lugar é preciso ter em atenção que o destinatário da mensagem faz toda a diferença.

Uma mensagem destinada a ser publicada nas suas redes sociais, como o facebook ou instagram, direcionada para todos os seus conhecidos/amigos/familiares tem de ser diferente daquela mensagem que, por exemplo, vai escrever num postal de oferta à sua avó.

Por isso, é importante que se questione:

  • Para quem é esta mensagem?
  • Dirige-se a uma só pessoa ou a um grupo?
  • Tenho familiaridade ou somos só conhecidos?

Após saber isso estará em condições para escolher que palavras usar.

2. Use algumas das suas características para personalizar a mensagem

Se vai escrever numa rede social para todos os amigos e conhecidos; ou se vai usar um e-mail geral para todos os seus contactos, tente evitar o facilitismo do copiar uma mensagem qualquer, banal e publicar/enviar sem qualquer toque de originalidade.

Qual toque? Por exemplo, pegar num gosto/passatempo seu e adicioná-lo à mensagem.

Exemplo de uma mensagem banal:

“A todos os meus amigos desejo que este Natal seja especial, repleto de sorrisos, presentes, amor e alegria. Feliz Natal e próspero ano novo”.

Exemplo de uma mensagem banal adaptada a si e às suas características imaginando que, por exemplo, adora cães e toda a gente o sabe:

A todos os meus amigos desejo que este Natal seja especial, repleto de sorrisos, presentes, amor e alegria. Já o Bobi deseja ão, ão; ão, ão, ão; ão-ão-ão-beuf, que é como quem diz “um Natal repleto de taças de comida bem cheias, ossos tenrinhos e camas bem quentes”. Feliz Natal, próspero ano novo e ão, ão.

Desta forma, transforma uma série de palavras que todos dizem em algo mais individualizado às suas características.

E até pode fazer soltar uns sorrisos.

 

 

 

 

3. Pense em algum episódio/particularidade da pessoa a quem se destina a mensagem

Ao contrário da dica anterior, esta aplica-se quando a mensagem é direcionada a uma só pessoa. E, neste caso, pegue numa particularidade ou num episódio vivido com a pessoa e adeque-o à mensagem.

Vamos a exemplos:

Destinatário: A minha prima em segundo grau, com quem cresci, e que só vejo duas vezes num ano. Quando tínhamos 6 anos comemos um bolo de chocolate inteiro, ainda quente, feito pela avó e ficamos com uma dor de barriga.

Mensagem:

“Prima [nome]. O Natal é especial não só por ser a festa da família, pelas cores, pela alegria, pela esperança e pelos presentes, mas sobretudo porque podemos estar juntas e reviver, com muita doçura, todos os momentos bonitos que passámos juntas. Como naquele ano em que comemos o bolo de chocolate da ‘vó, todinho de uma vez só, e depois ainda culpámos o gato.

Que neste Natal possamos sentir a ingenuidade, a inocência daquele tempo e recordar como é bom fazermos parte da vida uma da outra.

Feliz Natal. E um ano novo repleto de dias cheios da doçura de bolos de chocolate”.

 

 

 

 

4. Se for usar poemas/citações ou mensagens de natal investigue a autoria das mesmas

É muito comum usar-se como mensagem de Natal poemas ou citações. Certamente que não há mal nenhum, mas assegure-se que:

  • Não se esquece de colocar o Autor. Ainda que possa ser só um esquecimento acaba por passar a ideia de que se quer apropriar de algo alheio o que não fica nada bem.
  • Investigue quem é realmente o Autor. Já não é a primeira vez que vemos poemas associados a um Autor que nunca escreveu tal coisa.
  • Tente adicionar, depois do poema ou da citação, umas palavras suas. Certamente que tornará a mensagem mais pessoal e com significado.
Ora então, um exemplo:

Destinatária: avó.

Querida avó.

“Feliz, feliz Natal, que nos possa levar de volta às ilusões dos dias da nossa infância, recordar ao idoso o prazer da sua juventude, e transportar o viajante de volta à sua própria lareira e ao seu lar tranquilo!” – Charles Dickens

Gosto muito de si. Obrigada por me ter ensinado a beleza e a doçura do Natal, para sempre associado ao seu carinho, ao seu amor e ao seu bolo de chocolate.

 

 

Leia Também  6 palavras de Natal

5. Cuidado com os erros ortográficos na sua mensagem de natal

Se o objetivo é escrever uma bonita mensagem de Natal, oferecer palavras a alguém, partilhar com outros os seus pensamentos e desejos, é muito importante que não estejam pejados de erros ortográficos.

Portanto, tenha particular atenção aos mesmos. Para resumir deixamos algumas dicas simples para se assegurar que está tudo bem escrito:

  • Use o word com o corretor ligado. Mesmo que depois vá copiar a mensagem à mão num postal, por exemplo. É uma maneira de perceber pequenos lapsos e gralhas.
  • Se tiver dúvidas em algumas palavras faça uma rápida pesquisa no Google. Por exemplo: é conselho ou concelho?
  • Lembre-se de alguns erros muito frequentes e que estragam qualquer mensagem. Por exemplo, se o objetivo é escrever sobre aquela situação em fizeram ou comeram qualquer coisa, lembre-se que não há tracinho antes do mos. Não é fize-mos nem come-mos, nem fala-mos mas sim fizemos, comemos e falamos.
  • O mesmo quanto ao há e à. Se vai dizer que “que bom que estamos hoje juntos porque _ tanto tempo que não nos víamos” lembre-se que é há. E não à. E muito menos á.
Leia Também  4 erros mais frequentes em português
E por fim, tenha em atenção o seguinte:

As melhores mensagens são aquelas que realmente refletem o que sentimos. Ou seja, são essas palavras que, por serem mais verdadeiras, se tornam mais bonitas e comovem quem as recebe.

Um simples:

Gosto tanto de ti,

Meu amigo,

E que bom é poder dizê-lo novamente neste Natal.

Santo Natal e Feliz Ano Novo

… significará, certamente, muito mais do que um poema copiado, que nem sequer se adequa a quem o vai ler.

 

Para concluir, diga-nos: tem mais alguma dica?

Já tinha usado alguma?

Costuma escrever mensagens de Natal?

 

Conte-nos tudo nos comentários e… parece que já não é cedo demais…

Feliz Natal.

 

Deixe um comentário