IPN Incubadora Rua Pedro Nunes, 3030-199 Coimbra

6 palavras de Natal

Não é surpresa nenhuma que, na weScribe, privilegiamos palavras portanto, numa data tão importante como o Natal, não podíamos passar sem fazer uma seleção de…

6 palavras de natal.

Ou seja, 6 daquelas palavras que mais nos fazem recordar a época, nos dão um quentinho na alma, nos fazem querer que chegue rapidamente a noite mais bonita do ano.

Leia Também  6 palavras fofas ditas por crianças

Mesa

O Natal faz lembrar mesa farta, comida que não acaba, doces e iguarias típicas.

Da mesma forma, traz à mente um sem número de receitas que nos deixam água na boca assim mil maneiras de preparar o bacalhau e o peru.

O Natal também nos faz recordar de rabanadas, sonhos, aletria, bolo rei, tronco de Natal.

Remete-nos para toalhas com motivos da época, gente sentada com fome, horas infindas de comilança e quilos ganhos.

Não é a palavra mais importante de Natal, mas, arriscamo-nos a dizer, esta época seria mais triste sem ela

 

 

Leia Também  Poema do Mês #2 - Natal, e não Dezembro

Prendas

Sim.

É facto que há muita gente que abomina as prendas de Natal, talvez pelo exagero dos últimos tempos em que parece que a data se resume a tal.

No entanto, somos obrigados a concordar que, na medida certa e sem exageros, receber um presente, embrulhado com papel colorido, é um dos encantos de Natal.

Sobretudo se a pessoa que o oferece tiver pensado em nós e tiver em atenção que, mais importante do que a o valor monetário, é o significado do objeto que oferece.

 

 

 

 

Leia Também  5 dicas para escrever originais mensagens de Natal

Família

É talvez uma das palavras centrais da época, sobretudo porque a própria data visa a celebração da família.

E se há casos menos felizes em que o Natal faz aumentar, no coração de algumas pessoas, a solidão e a angústia, a verdade é que este é um dos dias de maior celebração familiar e onde toda a gente faz um esforço para estar com os seus entes queridos.

 

 

 

 

 

 

Leia Também  3 poemas de outono

Bolo-Rei

Pode até não ser grande apreciador, achar que o Bolo-Rainha é melhor ou, quem sabe, preferir a versão moderna de Bolo-Rei de chocolate.

Do mesmo modo, pode ser daqueles que o esfarela deixando as frutas cristalizadas de lado, ou pelo contrário, retirando um a um os frutos secos.

Mas não pode negar que, sendo português, esta é uma palavra associadíssima ao Natal: o bolo tradicional que se come até ao Dia de Reis, que tem uma forma arredondada e parece uma coroa repleta de frutos secos e cristalizados.

 

 

 

 

 

Missa do galo

Sabemos que, em muitas localidades, esta missa já não existe.

Mas todos nós a associamos ao Natal e temos imagens da família a sair de casa, bem agasalhada e juntar-se na igreja à meia-noite, em eucaristia, para celebrar o nascimento do menino Jesus.

Leia Também  A palavra pai

Sinossinos, uma das nossas 6 palavras de natal

Talvez agora se ouçam mais em músicas non-stop nos supermercados – nesta época do ano – do que nas igrejas ou nos sítios onde vivemos.

Mas os sinos são bastante associados ao Natal, pelo fato de transmitirem mensagens de alegria e festa, pois segundo a mensagem de Natal Cristão nasceu o Salvador.

 

 

 

 

 

Lembra-se de outras palavras associadas ao Natal?

Quais?

Conte-nos tudo nos comentários e, se não “falarmos” antes…

feliz natal

Deixe um comentário