Sabia que há palavras com poder maior do que reis, governantes, autoridades e afins?
Como profissionais da transcrição damos de caras, todos os dias, com o poder inacreditável destes pequenos tesouros: as palavras!
E que podem mudar, num estalar de dedos, a disposição de alguém.
No caso da transcrição jurídica
Uma palavra dita fora do contexto, atirada sem pensar como uma pequenina pedra, pode levar a processos longos e caros. E que obrigam os seus intervenientes a situações menos agradáveis. Sendo que, às vezes, as palavras nem foram ditas com o poder que lhes atribui quem as recebe.
Por exemplo:
Se alguém lhe disser que é um palhaço poderá sentir-se magoado e até mesmo insultado. Não pelo facto de os palhaços serem criaturas feias ou repelentes. Mas por se sentir abalado na sua honra e seriedade. Foi o que sentiu um Presidente da Junta quando alguns cidadãos o apelidaram de tal.
Instaurado o devido processo judicial, foi, no entanto, decidido que:
“Vocês são uns palhaços, não sei como o povo vos escolheu”, dirigida a um presidente de Junta de Freguesia no âmbito de uma contenda motivada por questões relacionadas com a atuação dos membros da autarquia, por a mesma se traduzir num juízo de valor em que se exerce o direito de crítica. – Acórdão do Tribunal da Relação de Guimarães, de 02/17/2014
E quantos divórcios não foram motivados por frases ditas, constantes, correntes?
Numa espécie de água mole em pedra dura tanto bate até que fura, levando a que um dia, uma das partes transborde e não haja mais volta a dar?
Veja-se, a título de mero exemplo o Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa de 05/15/2012:
O facto de o marido, em discussões com a esposa, relacionadas com dinheiro, chamar-lhe várias vezes “vaca de merda e gatuna” […] constitui uma forma intolerável de violência doméstica a que os Tribunais não podem dar qualquer tipo de guarida, sob pena de grave violação do dever de respeito imposto aos cônjuges e da própria violação dos direitos inerentes ao ser humano
Estes factos não podem deixar de transparecer a quebra dos laços afectivos que devem unir um casal denunciando, assim, a própria ruptura do casamento. Por outro lado, em relação à A., a própria invocação processual destes factos, demonstram inequivocamente que essa ruptura é definitiva.
No caso da transcrição médica
Ouvir, por exemplo, no decorrer da transcrição de um relatório, consulta ou outro que “o paciente tem cancro” é totalmente diferente de ouvir que não tem.
Já viu o poder imenso do não, num caso destes? O quanto é fundamental na construção ou destruição de uma vida?
E naquele momento em que, deitada numa marquesa, ouve o coração de uma vida que tem na barriga e espera, impacientemente, o seu coração a bater ao lado do dele, se é menino ou menina? Reparou na imensa importância de uma simples vogal no fim de uma palavra?
No caso de transcrições empresariais, bancárias ou outras
Certos termos e palavras são usados e lidos pelo cidadão comum (muitas das vezes concordando com os mesmos) sem saber minimamente o que querem dizer.
Um exemplo simples:
- Já foi fiador de alguém?
- Percebeu tudo o que leu?
- Ficou com a ideia de que, se o devedor não pagar, os seus bens poderão ser postos em causa (que é como quem diz penhorados) ainda antes dos do próprio devedor?
- Onde é que estava isso? Pois bem… naquela expressão que lhe pareceu só estranha, mas que não levantou grande curiosidade: “o fiador renuncia ao benefício de excussão prévia”.
Pois é!
O poder das palavras na transcrição, como reflexo da vida, é imenso. Todos os dias assistimos à sua capacidade de destruir ou fazer renascer vidas. E respeitamo-las por isso mesmo sempre que fazemos transcrições.
Precisa de serviços de Transcrição de áudio?
Se sim, saiba que:
- Cumprimos SEMPRE O PRAZO.
- Todos os trabalhos são revistos por um profissional diferente daquele que fez a transcrição.
- Asseguramos que mesmo após entrega do trabalho fazemos alterações, correções ou outro que entender por conveniente.
- A nossa transcrição é 100% humana.
- Fazemos um teste escrito, grátis até 3 minutos de transcrição, sem qualquer compromisso.
- Temos uma plataforma onde se pode registar e fazer upload dos ficheiros de áudio.
- Disponibilizamos a entrega dos ficheiros transcritos, ainda antes do prazo, à medida em que vão sendo transcritos.
CONTACTE-NOS POR E-MAIL OU, AINDA MAIS FÁCIL, REGISTE-SE NA NOSSA PLATAFORMA E PEÇA UM ORÇAMENTO SEM COMPROMISSO.
Até breve.