headphones. A importância da transcrição faz com que sejam usados para a mesma ser mais fidedigna.

Se é certo que, para algumas pessoas, transcrever é o pão nosso de cada dia, para outras é uma tarefa estranha, visivelmente inútil e que de nada serve acabando, muita gente, por não perceber qual a importância da transcrição.

Entendemos.

Se perguntarmos a um advogado estagiário se ele já fez transcrições o mais certo é que comece a rir e diga –  ainda com os olhos marejados de lágrimas – que a pergunta devia ser quando é que ele não fez transcrições (estamos a exagerar um bocadinho, vá).

Mas se questionarmos um engenheiro (qualquer um) o mais certo é que nem imagine que há gente a dedicar-se a tal coisa. E, na melhor das hipóteses, começa logo a magicar numa máquina ou software que o faça automaticamente (havemos de falar sobre isso).

Portanto, a questão é:

  • Afinal qual a importância da transcrição?
  • Por que motivo se transcrevem ficheiros de áudio?
  • Tem alguma utilidade?
  • Serve mesmo para alguma coisa?
  • Não é só picuinhice?

Não! A transcrição é importância e faz-se por diversos motivos!

1 – Por exigência profissional

Em algumas profissões, transcreve-se porque isso é uma exigência. Os advogados, por exemplo, são obrigados a transcrever audiências de discussão e julgamento em alguns casos, sobretudo quando querem pôr em causa a decisão dos juízes acerca da matéria de facto: o artigo 640.º do Código de Processo Civil é bem claro quanto a isso.

Também jornalistas, académicos, empresários (entre muitos outros) precisam de transcrever ficheiros de áudio uma vez que necessitam de um documento escrito que contenha ipsis verbis o que foi falado, discutido, comentado em reuniões, conferências, entrevistas, aulas, etc.

2 – Por uma questão de análise

Se precisarmos de analisar um ficheiro de áudio de 15 minutos ou um texto de 5 ou 6 páginas, onde é mais facil encontrar uma determinada informação?

Leia também  Arrendar, alugar, injuriar, difamar, roubar, furtar - as diferenças

O que é mais fácil de esquematizar?

O texto escrito, claro.

Do mesmo modo, se perdemos o significado de uma frase – por distração ou incompreensão – facilmente recuamos os olhos um bocadinho e relemos. Já regredir o áudio de quinze em quinze segundos é chato e demora mais tempo.  Também ecnontramos mais rapidamente a informação que nos interessa num texto: numa vista de olhos podemos saltar rapidamente de frase em frase mas o mesmo não acontece numa “vista de ouvidos”.

3 – Para chegar a mais gente

É verdade. Um conteúdo escrito chega a muito mais gente do que um conteúdo oral.

Mesmo que a tendência possa ser então mas a pessoa não ouve mais facilmente do que lê? (e a resposta a esta questão depende) a verdade é que, atualmente, com a nova forma de comunicar via online, o conteúdo escrito circula muito mais rápido e chega a mais gente, incluindo pessoas com problemas de audição que precisam de ler para perceber o que está a acontecer.

4 – Por uma questão de aprendizagem/memorização

Repare: um estudante que grave uma aula, conferência ou formação com o objetivo de, posteriormente, memorizar a informação, vai sentir necessidade de transcrever a mesma. E ainda que sejam só trechos vai fazê-lo porque a sua capacidade de memorização vai aumentar.

De facto, pesquisas revelam que pouco depois de uma palestra de 10 minutos de duração, o ouvinte médio apenas terá assimilado metade de seu conteúdo sendo que, 48 horas depois provavelmente apenas se lembrará de 10% do que ouviu.

Ler aumenta a capacidade de memorizar e daí a importância da transcrição.

5 – Para reutilização

Ao ouvir e transcrever um determinado ficheiro de áudio obtém-se um documento escrito que pode servir para imensas coisas, designadamente:

  • Legendagem;
  • Citações;
  • Uso em outros documentos de texto, etc.
Leia também  6 palavras fofas ditas por crianças

Sem a transcrição é impossível fazê-lo.

Há muitos motivos e de certeza que se lembra de mais algum.

Passamos, por isso, a palavra para esse lado. E não se esqueça: na wescribe fazemos transcrições rigorosas, fidedignas e num curto espaço de tempo.

Ponha-nos à prova e faça o seu pedido clicando aqui.