IPN Incubadora Rua Pedro Nunes, 3030-199 Coimbra

5 dicas para aumentar a produtividade ao fazer transcrições

A pergunta que se impõe no que ao fazer transcrições de áudio diz respeito é “mas já alguém ficou rico, muito rico mesmo, ao nível de nunca mais precisar de mexer uma palha?”.

Infelizmente não sabemos! Não sabemos mesmo. Acreditamos que não mas, nestas coisas, nunca se sabe. De uma certeza, no entanto, temos:

Seja por conta própria, seja através de uma empresa, é possível arregaçar as mangas e, a partir de casa, escrever o que se ouve ganhando dinheiro em troca. E o que se chama fazer transcrições de áudio.

Para tal siga as nossas 5 dicas de como aumentar a produtividade ao fazer transcrições de áudio.

 

1 – Esteja disposto a aprender

A verdade é que quem sabe só de uma coisa nem dessa coisa sabe. Acredite.

Se eu souber muito de batatas – e apenas de batatas – nem de batatas vou saber. Porquê? Porque também preciso de perceber um bocadinho de sal e óleo e temperatura para as saber fritar.

Na transcrição é o mesmo. É preciso estar disposto a aprender (ou reaprender) regras gramaticais, acordos ortográficos, jargões de determinadas áreas, entre tantas outras coisas. Não é preciso saber tudo mas é preciso ter a humildade de perceber a necessidade de pesquisar, investigar, estar atento e estudar.

Leia Também  A importância da transcrição de um podcast aquando da sua edição
2 – Determine conscientemente qual é a sua disponibilidade para fazer transcrições

Questione-se:

  1. Quanto tempo posso dedicar à transcrição?
  2. Estou desempregado e entre currículos tenho toda a disponibilidade?
  3. Isto é a minha profissão? O meu ganha-pão? (Ou outro ganha qualquer, que o pão tem andado pelas ruas da amargura).
  4. Conjugo a transcrição com outro trabalho ou estudo e tenho duas horas por dia e o fim de semana?

Ótimo. Todas as opções são boas desde que sejam pensadas. E o assumir dos trabalhos deve ser feito de acordo com essa mesma disponibilidade.

De que vale ir com a sede toda ao pote e aceitar um trabalho para amanhã, de cinquenta e duas horas e vinte e dois segundos de transcrição, se ainda tem de ir trabalhar noutra coisa a tarde toda? A verdade é que não conseguirá dar resposta ao trabalho assumido e, o mais certo, é que entregue ao cliente (ou à empresa para quem presta serviços) uma transcrição de áudio mal feita, sem estar revista ou, na pior das hipóteses, fora do prazo.

Portanto:

  1. saiba a sua disponibilidade
  2. perceba qual o seu ritmo de trabalho
  3. analise o tempo dos ficheiros a transcrever
  4. e só depois aceite.

Acredite: um mau trabalho mesmo que no meio de cinquenta bons pode resultar na perda de um cliente (ou de uma empresa para a qual preste serviços).

 

3 – Aposte em alguns equipamentos

Trabalha a partir de casa e por isso pode transcrever no sofá, todo torto, com o áudio num volume bem elevado e naquele surface pequeno que tem de estimação? Se sim, altere rapidamente esse comportamento.

Uma boa transcrição de dez minutos demora algum tempo a ser feita.  Por isso, é importante que esteja bem sentado. Não precisa de ser numa cadeira muito cara mas, deve ser pelo menos uma cadeira (e não um sofá ou um banco) que proporcione algum suporte lombar e lhe permita estar direito.

Tente usar um ecrã com alguma dimensão uma vez que, quanto maior for o ecrã menor esforço vai fazer nos olhos e, melhor vai ser o seu trabalho.

Por fim, use também headphones. Vai ouvir o som muito melhor, não vai ficar tão cansado e, em consequência, trabalhará num ritmo mais constante.

 

4 – Recorra a software

Não estamos a falar de transcrição automática (que não, não é sequer uma solução) mas sim software que ajuda na transcrição: melhora a qualidade do áudio, retira ruídos chatos, aumenta o volume, etc.

Existem muitos online e  alguns até são gratuitos (podemos fazer uma lista deles se quiser). Experimente.

 

5 – Faça pausas

É isso mesmo: pausas. Só fazemos um bom trabalho se tivermos um regime que nos faça levantar, esticar as pernas, descansar os olhos do teclado e os ouvidos do julgamento, tese, aula ou entrevista que estamos a passar para a escrita.

Pode fazer pausas mais curtas e com mais frequência, ou mais longas e menos vezes. É como resultar para si, mas o importante é que as faça.

Vai ver que resulta!

Ponha estas dicas em prática e depois conte-nos tudo.

Até breve e boas transcrições.

Deixe um comentário