IPN Incubadora Rua Pedro Nunes, 3030-199 Coimbra

5 palavras de Páscoa

Num artigo onde selecionamos aquelas que são, para nós, as 5 palavras de Páscoa, convém começar por esclarecer de onde surge a própria palavra Páscoa:

  1. Deriva do latim vulgar Pascua, «pastagem»;
  2. Do latim eclesiástico Pascha;
  3. Do grego Πάσχα (Paskha), que é uma transliteração do aramaico פסחא(Paskhâ’), cognato do hebraico פֶּסַח, (PesakhPesacPesah ou Pasach), «passagem».

 

Por sua vez, enquanto solenidade, a Páscoa é uma celebração judaica e cristã:
  • Os judeus comemoram a sua libertação e saída do Egipto, conduzidos por Moisés através do mar vermelho.
  • Os cristãos comemoram a ressurreição de Jesus Cristo, três dias depois da sua crucificação, crença esta que é o fundamento da fé cristã.

Eventualmente, a Páscoa enquanto festividade é vivida independentemente do credo e fé de cada um, sendo vista, muitas vezes:

  • como uma festa da família;
  • união; e
  • pausa para um merecido descanso.

Ou seja, a Páscoa acaba por ter diversos significados independentemente da celebração religiosa.

Imbuídos desse espírito (aliado ao facto de privilegiarmos palavras) fizemos uma pequena pesquisa acerca das palavras que nos remetem para a Páscoa e, das muitas encontradas, selecionamos 5.

 

1. Amêndoas

As amêndoas são uns dos doces que mais se consomem em Portugal, nesta época.

Tradicionalmente eram formadas por uma amêndoa coberta de mel. Atualmente, existem muitas variedades sendo as mais comuns cobertas de açúcar e chocolate.

São frequentemente oferecidas por padrinhos aos afilhados, em várias regiões do país, acompanhadas de outros presentes (ou não) numa tradição que muita gente denomina de “dar as amêndoas”.

Simbolizam a consagração do ovo que, por sua vez, significa nascimento e vida em referência à Ressurreição de Cristo.

 

Leia Também  Halloween e o Pão-por-Deus: as palavras como denominador comum

2. Coelho de Páscoa

palavras de PáscoaO coelho está associado à Páscoa através de vários simbolismos, sobretudo o da ressurreição:

  • No Hemisfério Norte, os coelhos hibernam dentro das tocas, durante o inverno, sendo um dos primeiros animais a sair dos abrigos por altura da Páscoa (final do inverno), num evidente símbolo de ressurreição.
  • Em países do hemisfério sul, onde não existe essa hibernação, a sua ligação à Páscoa está sobretudo na sua grande fecundidade: também a igreja, através do poder de Cristo, é fecunda na sua missão de propagar a palavra de Deus a todos os povos.

Há ainda a tradição/festejo/lenda de que é o coelho que traz os ovos da Páscoa.

Segundo a lenda,  uma mulher pobre escondeu ovos coloridos num ninho para os oferecer de presente aos filhos no dia de Páscoa. No entanto, quando as crianças descobriram o lugar, passou um coelho muito rapidamente e espalhou os ovos. Tal criou a ilusão de que era ele que carregava e distribuía os mesmos.

Leia Também  4 Poemas de Páscoa

 

palavras de Páscoa

3. Primavera

Antes de estar ligada à religião, a festa da  Páscoa significava a comemoração do bom tempo depois do inverno onde imperavam tempestades e frio.

Celebrava-se com oferta do melhor cordeiro do rebanho às Deusas lunares da fertilidade.

Simbolizava assim, o retorno à fertilidade das terras, à luz, à vida.

Leia Também  3 poemas de primavera

4. Visita Pascal

A visita ou compasso pascal é uma tradição portuguesa que ainda se vive intensamente em algumas regiões do país.

Traduz-se na visita do crucifixo de Cristo às casas de uma paróquia, celebrando-se dessa forma a Ressurreição.

Sobretudo no Domingo de Páscoa (mas também noutros dias) um grupo de pessoas da paróquia, acompanhados (ou não) do padre, carregando o crucifixo que representa a presença de Jesus vivo, vai entrando nas casas de todos aqueles que o quiserem receber. Em algumas casas beija-se a cruz de Cristo e, depois da visita, convive-se partilhando comida e bebida.

 

5. Família

Não só devido ao simbolismo religioso (mas também) a Páscoa é vista como uma oportunidade de reunir a família (daí termos selecionado esta como uma palavra de Páscoa), sendo comum que no Domingo as famílias se juntem para almoçar.

Além disso há condicões que propiciam essa união da família:

O dia de Páscoa é feriado e, por norma, muitas das férias são marcadas nesta altura. As férias de Páscoa são, aliás, imperativas nas escolas/faculdades e em outros serviços essenciais (como nos Tribunais).

Leia Também  6 palavras fofas ditas por crianças

 

Lembramo-nos destas cinco palavras mas a Páscoa é riquíssima em simbolismos, tradições e maneiras de comemorar que variam de região para região, família para famíla, pessoa para pessoa.

Em suma: alguma das palavras atrás é, para si, sinónimo de Páscoa?

Ou escolheria outras?

Conte-nos tudo nos comentários e… uma Feliz Páscoa!

Deixe um comentário