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Webinars: o que são, como fazer e quais as vantagens

Com a pandemia provocada pelo covid-19 e o confinamento obrigatório após o decretamento do estado de emergência, muitas atividades presenciais “deslocaram-se” para a internet. Aulas e formações começaram a ser dadas à distância, o teletrabalho tornou-se imperativo em muitos sectores e os webinars começaram a ser uma constante na vida de muita gente.

Mas o que são webinars? Há vantagens em apostar neste tipo de ferramenta? Há especificidades a ter em conta? E compensa proceder à transcrição do mesmo?

Neste artigo abordamos estas questões por isso fique por aí se está interessado.

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O que é um webinar?

O nome não engana: webinar é uma abreviatura da expressão inglesa “web based seminar” ou seja, um seminário online. Em outras palavras  é uma espécie de videoconferência ou reunião realizada pela internet.

Normalmente é transmitido ao vivo mas pode ser gravado (ainda que, neste caso, perca um pouco do seu fator distintivo). Durante a transmissão é dada a oportunidade à audiência de interagir através de um chat.

É usado no meio empresarial sobretudo para apresentar produtos, serviços ou novidades. Também é usado para se discutirem temas relevantes com convidados específicos e que conferem autoridade. Basicamente, é assistir a uma apresentação/palestra/seminário ao vivo… no seu computador.

Como/onde fazer?

Existem diversas plataformas de streaming (e algumas gratuitas) que o podem auxiliar nesta tarefa. De certeza que já ouviu falar/conhece as mais famosas como:

Estas plataformas permitem não só realizar uma transmissão ao vivo como interagir com a audiência através do chat. Além disso, permitem a gravação dos vídeos e, consequentemente, que outros utilizadores possam assistir ainda que posteriormente.

Estas plataformas, no entanto, não são tão apelativas se o objetivo é um webinar mais profissional (uma vez que são muito associadas a redes sociais com a componente de passatempo lúdico). Por isso, algumas empresas apostam em plataformas como:

Seja qual for a selecionada, o importante é que a domine assim como os intervenientes para que, dessa forma, possa usufruir de todas as vantagens dos webinars.

Existem formatos de webinar a ter em conta?

Tudo depende do objetivo de quem organiza, mas há alguns formatos que resultam muito bem neste tipo de ferramenta.

  • Webinar de apresentação

Se o objetivo é mostrar à audiência um produto ou serviço, esta é uma maneira eficaz de o fazer. O apresentador/moderador pode partilhar o ecrã e mostrar uma apresentação ou outro.

Além disso, permite que todas as potenciais dúvidas acerca do serviço/produto sejam esclarecidas graças à vertente de interação.

  • Webinar de perguntas e respostas

Quando o objetivo é esclarer dúvidas acerca de determinado assunto, este formato ajuda. O apresentador/mediador responde às perguntas enviadas e que vão surgindo, esclarecendo a audiência.

  • Webinar de painel

Um grupo de pessoas com autoridade num determinado assunto discorre sobre um tema com respostas a intervenções da audiência no final.

  • Webinars de entrevistas

Um especialista em determinado tema responde a uma série de perguntas relevantes. O ideal é as perguntas terem sido feitas e selecionados antecipadamente.

Quais as Vantagens em apostar em webinars?

Como é evidente destacam-se algumas vantagens quando falamos em webinars.

  1. Poupança

Para quem organiza há uma efetiva poupança. Lembre-se que não é necessário um espaço físico para acolher uma audiência nem todas os custos que daí advêm (arrendamento do espaço, mobiliário, serviço de catering, etc.).

Para quem assiste há também uma poupança efetiva. Seja de tempo (que não perde em deslocações, por exemplo) seja de dinheiro (sobretudo se for gratuito) que não precisa de gastar em transportes, alimentação, etc.

  1. Ocorre em tempo real

Todos nós sabemos que um evento ao vivo é uma experiência mais rica do que ler/ver um vídeo sozinho.

Uma vez que o evento ocorre em tempo real, quem assiste não perde o fator novidade. Uma das desvantagens de assistir a conteúdos gravados (vídeos, aulas, etc.) é que o utilizador tem uma sensação de que aquilo repetido e usado para diferentes públicos onde ele se inclui ou não.

Assim, o facto de um webinar ocorrer em tempo real enrique a experiência do espectador (muito mais do que solitariamente ler ou assistir a um vídeo).

  1. Interação

Uma das características do webinar é exatamente a intervenção da audiência seja com dúvidas ou com valiosas intervenções que podem acrescentar informação ao conteúdo apresentado.

Este facto por si só gera também interesse junto da audiência que se sente envolvida e não meramente um espetador sem voz.

  1. Ferramenta útil de vendas/geração de autoridade

Se quer mostrar ao seu público alvo que domina determinado assunto; que o seu serviço se destaca porque o seu conhecimento sobre a área é superior, um webinar é uma ótima solução.

Gera autoridade, visitas ao seu site e contactos que, se forem bem trabalhados, se podem tornar em vendas.

  1. conteúdo reutilizável

Uma das vantagens do webinar é que o conteúdo dele resultante pode dar origem a outros formatos, como e-books, posts, apresentações, etc.

Se o objetivo é, por exemplo, fazer um seminário, com várias pessoas reputadas na área, acerca de um determinado tema, o resultado de todas as intervenções pode ser usado num e-book, incluindo com as questões da audiência.

E é mais fácil do que parece, sobretudo se tiver o conteúdo escrito. Ora, neste caso, ou tem o conteúdo em formato escrito previamente à apresentação do webinar ou procede à transcrição no final.

Se optar pela transcrição tenha em atenção o seguinte:
  • Ainda não existem softwares capazes de transcrever de forma automática e fidedigna nenhuma gravação. Tal ocorre devido à dinâmica da linguagem. Pode ver mais clicando aqui.
  • A transcrição é uma tarefa rigorosa, que ocupa muito tempo e exige diversas competências. Se quiser saber mais é só clicar aqui e aqui.
  • Se não tem tempo/ paciência o melhor é optar pela contratação deste tipo de serviços. Na wescribe praticamos preços altamente competitivos e temos muita experiência.
Se precisar de serviços de transcrição de áudio saiba que:
  1. Cumprimos SEMPRE O PRAZO.
  2. Todos os trabalhos são revistos por um profissional diferente daquele que fez a transcrição.
  3. Asseguramos que mesmo após entrega do trabalho fazemos alterações, correções ou outro que entender por conveniente.
  4. A nossa transcrição é 100% humana.
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Até breve.

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