IPN Incubadora Rua Pedro Nunes, 3030-199 Coimbra

5 Palavras que definem o verão de 2020

Há várias palavras que podem descrever o ano de 2020 mas quase nenhumas são boas ou bonitas. Sendo certo que podemos optar por ver o copo meio cheio, ainda assim 2020 tem sido difícil para todos – pessoas e empresas – devido à pandemia provocada pelo Covid-19.

A wescribe é feita de pessoas e é a elas que deve a sua sobrevivência. Clientes e Transcritores são a razão para que todos os dias façamos o nosso melhor, entregando transcrições de qualidade. Por isso, não obstante  os obstáculos que 2020 nos trouxe continuamos a trabalhar, incluindo no verão, fazendo tudo o que está ao nosso alcance para que Clientes e Transcritores se mantenham satisfeitos.

É certo que a estrutura da wescribe – assente no teletrabalho – permite que mais facilmente todos se mantenham em segurança. Por isso, palavras como “distanciamento social” não são novidade para nós.

No entanto, há outras palavras que definem este verão de 2020.

Veja qual foi a nossa seleção.

Leia Também  5 palavras que lembram o verão

 

Máscara

  • Substantivo feminino.
  • Peça ou equipamento usado para resguardo ou proteção da cara ou de parte dela (ex.: máscara de apicultor, esgrima, mergulho, soldador).

palavras verão 2020 - máscaraAs máscaras vieram para ficar e, provavelmente, por mais tempo do que gostaríamos. São recomendadas como complemento às medidas de proteção individual e de combate à pandemia e, portanto, devem ser usadas em todos os espaços públicos fechados e em muitos espaços públicos abertos.

As máscaras bloqueiam as gotículas que nos saem da boca e que podem conter vírus pelo que ajudam a evitar a disseminação do vírus.

Ainda que neste verão já não sejam novidade em Portugal (desde meados de fevereiro que começaram a ser usadas) a adaptação do seu uso foi difícil para muitas pessoas que não só admitiram sentir dificuldades em respirar com elas, como assumiam que o seu uso era incómodo. Além disso, provocam calor, causam alergias de pele em pessoas mais sensíveis e têm custos.

No entanto, é importante lembrar-nos que estes incómodos são por um bem maior: evitar que os outros fiquem doentes.

 

Medo

Substantivo masculino

  1. Estado emocional resultante da consciência de perigo ou de ameaça, reais, hipotéticos ou imaginários. Fobia, Pavor, Terror
  2. Ausência de coragem (ex.: medo de atravessar a ponte). = Receio, Temor ≠ Destemor, Intrepidez
  3. Preocupação com determinado facto ou com determinada possibilidade (ex.: tenho medo de me atrasar). = Apreensão, Receio

O medo é uma palavra que define não só o verão de 2020 como o ano inteiro. Na verdade, e em suma, temos medo da doença, do isolamento, de uma eventual crise económica, da perda de quem amamos e até de um isolamento total.

Por outro lado, esse mesmo medo pode ajudar no combate à pandemia levando as pessoas a assumirem mais medidas de proteção (como o uso da máscara, mesmo sendo potencialmente incómodo ou o isolamento social).

A propósito do medo, deixamos este poema de Cecília Meireles:

Tu tens um medo

Tu tens um medo:
Acabar.
Não vês que acabas todo o dia.
Que morres no amor.
Na tristeza.
Na dúvida.
No desejo.
Que te renovas todo o dia.
No amor.
Na tristeza.
Na dúvida.
No desejo.
Que és sempre outro.
És sempre o mesmo.
Que morrerás por idades imensas.
Até não teres medo de morrer.
E então serás eterno.

Leia Também  6 palavras fofas ditas por crianças

Incerteza

Substantivo feminino

  1. Falta de certeza; dúvida.
  2. Estado da pessoa que duvida.
  3. Estado de coisa incerta.

É fácil perceber os motivos de “incerteza” ser uma das palavras que definem este verão de 2020.

Incerteza em coisas pequenas:

  • Tomamos um café na rua ou é melhor ficar em casa?
  • Viajamos  ou permanecemos sem sair?
  • Vamos jantar fora ajudando os restaurantes ou é melhor não arriscar?
  • Será que vale a pena ir à praia ou podemos ficar doentes pelo caminho?

E incerteza nas coisas maiores:

  • Haverá trabalho depois do verão?
  • A escola dos nossos filhos abrirá em setembro?
  • A nossa empresa aguentará à crise?

A incerteza provoca medo, exasperação, impaciência e, provavelmente todos estes sentimentos fazem parte do quotidiano deste verão de 2020.

 

Leia Também  Poema do Mês #1 - Dia de Todos-os-Santos

Internet

Substantivo feminino

Rede informática utilizada para interligar computadores a nível mundial, à qual pode aceder qualquer tipo de usuário, e que possibilita o acesso a toda a espécie de informação.

 

A internet é parte fundamental da maioria das nossas vidas. Mas se dúvidas houvesse, ficou provada a sua necessidade durante a pandemia e, claro, neste verão de 2020. Desde teletrabalho, consultas médicas, processos judiciais, aulas, eventos e até festivais tudo teve e tem palco online, hoje em dia.

No verão se a permanência da nossa vida online não aumenta, a verdade é que também não diminui.

Em verões anteriores era frequente muita gente usar as férias para se “desconetar” do mundo online. Mas numa altura em que as férias são repensadas, não há festivais de verão, com viagens internacionais limitadas e aconselhamento de permanecermos em casa, se possível, muita gente aposta em passar o tempo a ver séries, filmes, redes sociais, ler blogs e apostar num sem número de conteúdo online.

 

Adaptação

Substantivo feminino

  1. Ato de adaptar.
  2. Processo de integração progressiva de algo ou alguém. = AJUSTE

palavras verão 2020 - adaptaçãoSe não é a palavra principal é uma das palavras que marcam o verão de 2020: A ordem é adaptar-nos para, dessa forma, vivermos o mais normal possível. Tornou-se necessário adaptarmos:

  • Hábitos – o uso da máscara, por exemplo, ou o desinfetar as mãos constantemente);
  • Rotinas – coisas simples como não entrar em com o calçado da rua;
  • Férias – viagens que não são feitas, momentos em família que em alguns casos não podem ser vividos, pessoas que prescindiram das férias de verão porque as empresas solicitaram que usufruíssem delas na Páscoa, por exemplo.
  • Tradições – festas de verão, por exemplo, tão típicas em Portugal foram simplesmente adiadas ou adaptadas a pequenas celebrações religiosas.
  • Eventos – casamentos e batizados, frequentes nesta altura do ano, mudaram de dinâmica, optando-se por se celebrar ao ar livre, com espaçamento entre pessoas, uso de máscara e transmissão online para muitos convidados que não podem ir.
Leia Também  Poema do Mês #4| Poesia em tempos de pandemia

Na wescribe escolhemos estas 5 palavras que marcam o verão de 2020. Continuamos a trabalhar, diariamente, assumindo todo o tipo de transcrição de áudio com rigor, excelência, a preços competitivos e assegurando o estrito cumprimento do prazo.

Mantemo-nos como sempre, em teletrabalho e com as medidas de segurança necessárias. E apesar da incerteza e do medo que toda esta situação provoca em todos nós permanecemos certos e seguros de que a palavra que mais privilegiamos, neste momento, é resiliência.

Nossa e de todos os que nos acompanham.

E para si? Qual é a palavra que define o verão de 2020?

Deixe um comentário