IPN Incubadora Rua Pedro Nunes, 3030-199 Coimbra

Problemas de saúde causados por trabalhar sentado e como os evitar

problemas de saúde causados por passar muito tempo sentadoNão há como negar. Se trabalha a fazer transcrições é bem provável que passe grande parte do seu tempo sentado, em frente ao computador e de headphones nos ouvidos. Faz parte. Acontece que isso, em exagero, pode trazer-lhe problemas de saúde.

Já aqui falamos de alguns equipamentos básicos a ter e que são essenciais a quem transcreve.

Mas hoje – porque acreditamos que o nosso valor assenta em cada transcritor – deixamos:

  • uma lista de 7 problemas de saúde causados por passar tanto tempo sentado; e,
  • 3 dicas para os combater

 

Potenciais problemas de saúde por passar muito tempo sentado

Tudo o que é demais enjoa, já alguém disse.

E é verdade.

Passar o dia inteiro sentado numa secretária não só é desconfortável como pode causar sérios problemas de saúde. É certo que, atualmente, muitos dos trabalhos são feitos num escritório, em frente a um computador, com tudo à mão para que não tenha de se mover: telefone, máquina de café, impressora, etc.

No entanto, a bem da sua saúde é bom que faça algumas pausas para que não venha a sofrer dos problemas que elencamos abaixo:

1. Obesidade

É compreensível.

O nosso corpo é uma “máquina” que precisa de se movimentar para funcionar devidamente. Se passamos muito tempo sentados, o metabolismo fica logo mais lento. Consequentemente, será mais difícil queimar todas as calorias que ingerimos. E logo… há um aumento de peso.

 

2. Doenças Cardiovasculares

É facto estudado: alguns dos problemas de saúde causados por passar muito tempo sentado são as doenças cardiovasculares. Mesmo que tire umas horas por semana para fazer exercício físico, tem uma maior probabilidade de vir a sofrer de um AVC (acidente vascular cerebral), entre outras doenças.

E porquê?

Entre outros motivos, porque o sistema nervoso simpático, que é “responsável por acelerar os batimentos cardíacos, constringir vasos sanguíneos, dilatar brônquios, entre outras funções, pode ficar um tanto desregulado” (clicar para ver fonte). E, em consequência está aberto o caminho para a hipertensão, arritmias cardíacas, enfartes do miocárdio, etc.

Do mesmo modo, a “inatividade provocada pelo excesso de tempo sentado aumenta o nível de resistência à insulina e de gordura no sangue, o que faz com que o bombeamento ocorra de maneira ineficiente pelo corpo”. (clicar para ver fonte). Logo, se está 8 horas sentado, é normal que veja aumentar o risco de enfarte, derrame ou morte súbita.

 

3. Dores na coluna, ombros, braços, mãos, pescoço, outros

Repare: o corpo humano não foi feito para ficar parado na mesma posição durante muito tempo. E se o faz por dias seguidos, meses, anos, é normal que que se comece a verificar:

  • atrofia das fibras musculares;
  • perda de flexibilidade das articulações;
  • diminuição da densidade óssea;
  • osteoporose, lesões em tendões entre outros.

Basicamente, o estar parado na mesma posição faz com que os seus músculos fiquem “cansados”.

Além disso, ao estarmos sentados, os discos intravertebrais, responsáveis pelo amortecimento de impactos dos movimentos, ficam pressionados e causam inflamações nos nervos, dor nas costas e desvio postural.

Tudo isto se manifesta em dores no pescoço, braços, mãos, ombros, etc.

Tenha ainda em atenção que é muito importante manter uma postura correta, uma vez que se estiver sentado imenso tempo e, ainda para mais, “todo torto” a sua coluna é quem padece, podendo vir a sofrer de sérios problemas (e muito dolorosos) no futuro.

 

4. Dores nas articulações

Está diretamente relacionado como problema anterior mas, dadas as queixas que ouvimos frequentemente dos transcritores, achamos importante individualizá-la. É que o facto de passar muito tempo sentado, a trabalhar na mesma posição, leva também a que mantenha as articulações constantemente flexionadas ou estendidas durante muitas horas. E, neste caso, a cartilagem que reveste as articulações pode ficar sobrecarregada. Além de que há uma compressão dos nervos nesta região.

Qual a consequência?

Problemas que causam dores. E dores muito fortes como aquelas provocadas por artrites e tendinites.

 

5. Má circulação sanguínea

Se fica muito tempo sentado é provável que a sua circulação do sangue seja afetada. Em consequência, pode vir a sofrer com:

  • O condicionamento da irrigação e funcionamento do cérebro;
  • O inchaço dos seus tornozelos;
  • Varizes;
  • Coágulos sanguíneos.

 

6. Problemas de fígado (e as consequências do mesmo)

Pois é. Ficar sentado muito tempo pode causar problemas hepáticos (sobretudo o aumento de gordura no fígado) que pode levar a cirrose e cancro.

Há mesmo estudos que apontam que passar entre 8 e 12 horas por dia sentado é suficiente para elevar o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2 em 90%.

Ora se é certo que este tipo de problemas não surge de hoje para amanhã e não é provocado – por si só – pelo facto de estar sentado, o que acontece é que são provocados também por. Ou seja, o sedentarismo ajuda a que estes problemas surjam. É uma espécie de gatilho.

 

7. Maior risco de morte

Sim, há quem diga que para morrer basta estar vivo.

Mas a probabilidade de morte para uns é superior a outros.

No caso do sedentarismo provocado por trabalhos que exigem que esteja muito tempo sentado, o risco de morte é 50% maior do que para as pessoas que mudam de posição frequentemente.

 

Leia Também  8 dicas para prevenir a Síndrome de Visão do Computador

Agora que já estamos todos devidamente deprimidos com esta lista dos problemas de saúde causados por passar muito tempo sentado é importante perceber que é possível evitar esses mesmo problemas. Para tal veja as nossas dicas abaixo:

 

1. Mexa-se. Movimente-se.

Esta é uma das 3 dicas para evitar problemas de saúde causados por passar muito tempo sentado. Mas como? De que forma? Quais as maneiras mais fáceis para tal? E é só isso?

Faça pausas de hora a hora para se mover

Repare: se tem um prazo de transcrição de 5 horas para amanhã é normal que queira fazer o trabalho no tempo disponível e sinta que não tem tempo para pausas. Assim, força-se a ficar sentado durante o dia inteiro, levantando-se raras vezes, pouco mais do que para almoçar ou ir ao wc.

Mas está engando.

É importante que se levante – pelo menos – uma vez a cada hora de trabalho. Na verdade, o ideal seria que isso acontecesse de 40 em 40 minutos, mas se for de hora a hora já não é mau.

É claro que o objetivo não é ir ir correr 20 minutos de hora a hora, mas afaste a cadeira, flexione as pernas e levante-se. Vá à casa de banho, beba um copo de água enquanto se movimenta pela sala. Se estiver a trabalhar acompanhado vá até à mesa do seu colega. Ou tome um café.

Já se trabalhar a partir de casa aproveite para fazer uma ou outra tarefa mais simples como arrumar a louça, fazer a cama ou pôr a roupa a lavar.

Tudo vale para se mexer durante 10 minutos.

Mude alguns hábitos do dia a dia

Troque os elevadores pela escada, deixe as escadas rolantes de lado e aposte nas convencionais.

Se vai fazer um trajeto curto opte por ir a pé em vez de carro. E se andar durante longas horas em transportes públicos levante-se de vez em quando para esticar as pernas, por exemplo.

Crie rotinas para que se sinta obrigado a levantar-se

A questão é que o seu corpo precisa que se movimente constantemente, mas, ao mesmo tempo, está programado para poupar energia.

Assim, é importante que crie hábitos, rotinas que o levem a – quase automaticamente – mexer-se.

E aqui vale quase tudo:

  • Colocar o despertador no telemóvel para tocar de hora a hora;
  • Deixar garrafas/copos de água meios cheios na secretária para que tenha de se levantar e ir beber;
  • Beber mais água para que tenha de levantar e ir ao WC;
  • Combinar com colegas de trabalho levantarem-se de hora a hora para que, caso um se esqueça, o outro se lembre;
  • Levantar-se sempre que for falar ao telefone/telemóvel (se possível, claro). Assim ganha a rotina de o fazer de pé;
  • Etc.

Vai ver que quanto mais for instituindo estes hábitos mais rapidamente os adquire, levando a comportamentos muito mais saudáveis.

 

2. Mantenha uma postura correta

A maior consequência de ficar muito tempo sentado é que pode comprometer a sua coluna vertebral.

A posição sentada leva a que a coluna fique muito sobrecarregada podendo causar desgaste. Além de que os músculos responsáveis por estabilizar a coluna ficam mais relaxados e enfraquecidos, aumentando a pressão sobre a estrutura e facilitando que haja mais dor.

Logo, é importante manter uma postura correta durante o tempo que estamos sentados e não cair na tentação de ir entortando o corpo para ali e para acolá.

Assim:

  • Altere as posições ao longo dia e mexa-se mais. Caminhe um pouco, movimente a coluna e as articulações;
  • Faça alongamentos nas suas pausas;
  • Use pequenas almofadas na região lombar;
  • Ajuste a altura da cadeira de maneira a manter a coluna cervical neutra;
  • Mantenha o monitor do computador na sua frente e na mesma altura da cabeça. O ponto ideal do monitor é um pouco abaixo dos olhos;
  • Mantenha os cotovelos apoiados nos braços da cadeira, para evitar forçar os ombros;
  • Mantenha ambos os pés encostados no chão (evite cruzar as pernas);
  • Evite sentar-se inclinado durante muito tempo para a frente;
  • Evite utilizar carteiras ou objetos no bolso de trás da calça ao estar sentado.

 

3. Aposte em material com qualidade
Cadeiras ergonómicas

Se trabalha no escritório do seu chefe é normal que não queira estar a levar a sua cadeira de casa ou a gastar muito dinheiro na compra de uma. Mas é importante. Em última análise, é a sua saúde que está em causa e será você a sofrer com as dores e as consequências de não só passar muito tempo sentado, como fazê-lo em cadeiras completamente desconfortáveis.

Assim é importante que aposte numa cadeira ergonómica que ajuda a manter a sua postura correta.

Estas cadeiras têm encosto para os braços e permitem que ajuste a inclinação e a altura de acordo com a suas necessidades.

Rato/teclado

O mesmo vale para o rato/teclado. Se são instrumentos de trabalho que usa constantemente e os que são disponibilizados no escritório não se adequam a si, aposte na compra dos seus.

Pode sempre depois levá-los para casa.

Quanto ao teclado, é importante que:

  • seja inclinável;
  • as teclas sejam de bom tamanho e os símbolos bem legíveis;
  • não seja preciso fazer muita força para teclar;
  • o punho fique neutro enquanto tecla.

Já quanto ao rato:

  • Aposte em ratos que não necessitem de muita força quando pressionados;
  • Mantenha o rato o mais perto possível do teclado para reduzir os movimentos do ombro;
  • Manuseie o rato na área que lhe for mais favorável da secretária, desviando o restante material.

 

Meias de compressão

Renda-se às chamadas meias de descanso que ajudam a manter a circulação das pernas a funcionar e previnem o aparecimento de coágulos.

 

Garantimos que se seguir estas dicas, se as for implementando gradualmente, vai sentir uma melhoria na sua saúde.

E lembre-se: sem saúde não há qualquer trabalho que consiga fazer.

Até breve.

Deixe um comentário